Terapia do Abraço
- psimonicabarciela
- 25 de fev.
- 2 min de leitura
Ontem, falei sobre o efeito terapêutico de um abraço. Você já ouviu falar sobre a terapia do abraço?
O abraço nos ajuda a regular nossos sentimentos e tem um poder curativo para ressignificar as nossas experiências e os nossos problemas emocionais.
Ao longo do nosso dia passamos por diferentes estados emocionais e sentimos em maior ou menor intensidade as emoções de medo, alegria, raiva, tristeza e nojo. O psicólogo Paul Ekman, mais recentemente, agregou mais duas emoções básicas: surpresa e desprezo.
Expressamos nossas emoções pela nossa linguagem verbal e não verbal, ou seja, nas expressões faciais, no gestual, no tom vocal. Mas, muito antes de nos expressarmos nosso corpo já tem algumas reações biológicas como: aceleração de batimentos cardíacos, alteração da temperatura corporal, sudorese, alteração na frequência da respiração, são alguns exemplos.
Observar o que você sente, as respostas biológicas do seu corpo, identificar as situações que geraram gatilhos e as próprias emoções é um grande passo para melhorar sua saúde mental.
Quanto maior a compreensão de si, mais facilmente você pode adotar estratégias e ajustar-se para dar novos significados aos seus comportamentos. Procure ajuda de profissionais especializados para te acompanhar nessa jornada de autoconhecimento.
O abraço é um gesto de acolhimento e empatia, mas tem muitos outros benefícios:
1) Fortalece nosso sistema imunológico;
2) Reduz o nível de estresse e age no combate da depressão e ansiedade;
3) Libera a oxitocina (hormônio da felicidade) aumentando a sensação de prazer e bem- estar;
4) Aumenta os níveis de serotonina (hormônio do humor) deixando-nos melhor humorados;
5) Alivia a sensação de dor, relaxa os músculos e as tensões.

O que você está esperando para correr para um abraço? Depois me conta qual benefício você sentiu!
Comments